• Por José Eduardo Rendeiro

  • Compartilhe

  • 22/04/2016

  • 475 Visualizações

Sketchup 2016

SketchUp 2016: Novidades

Com a nova versão lançada do SketchUp 2016 a Trimble em mantendo os planos de melhorar o software a cada atualização. Dessa forma encontramos não só melhorias quanto a performance mas também na otimização de ferramentas, integração com outras soluções e aprimoramento na interface de modo tornar o seu uso cada vez mais amigável.

Na versão 2016 Pro podemos destacar as seguintes melhorias:

1. Trimble Connect: é uma plataforma on-line de colaboração, compatibilização e acompanhamento de projetos na nuvem. Lançada em 2014 como um plugin, agora faz parte do SketchUP 2016. Uma vez conectado com uma conta Google, você pode enviar arquivos .skp, .pdf, .dxf, .ifc para armazenar e compartilhar.

sketchup-2016-novidades-1-1

Fig. 1.1 – Acessando o Trimble Connect

.

sketchup-2016-novidades-1-2

Fig. 1.2 – Exemplo de modelo postado no Trimble Connect

.

2. Bandeja de Janelas. Nessa versão você pode agora organizar todas as janelas flutuantes dentro de uma única bandeja customizável.

sketchup-2016-novidades-2

Fig. 2 – Bandeja de janelas

.

3. Materiais. Nessa nova versão foram acrescentados novos materiais e otimizada a sua organização

sketchup-2016-novidades-3

Fig. 3 – Coleção de novos materiais e melhor organização.

.

4. Melhoria nas ferramentas: as ferramentas tiveram melhoria na questão de interferências (pontos inteligentes) e houve uma mudança significativas desenhar Arcos e Círculos. Na verdade, todas ferramentas foram otimizadas o que fica muito difícil de ilustrar. Só usando mesmo na prática para sentir as mudanças.

sketchup-2016-novidades-4

Fig. 4 – Otimização geral das ferramentas.

.

5. Opção de recarregar modelos do 3D Warehouse: Uma novidade muito interessante é você poder recarregar um modelo do Armazém 3D. Com essa ferramenta, após carregado um modelo, você tem a opção de clicar nele com o botão direito do mouse e recarrega-lo diretamente ao seu desenho.

sketchup-2016-novidades-5

Fig. 5 – Opção recarregar no 3D Warehouse.

.

6. Ferramenta gerar relatório. Essa ferramenta agora gera e organiza quais informações do modelo o SketchUp vai exportar.

sketchup-2016-novidades-6

Fig. 6 – Gerando e organizando informações do modelo para exportação.

.

7. Mudanças no Layout. em relação ao Layout você agora pode armazenar e sincronizar seus modelos no  Dropbox, Google Drive e no Trimble Connect. Além disso, foram melhoradas a composição de camadas e foi ajustado as dimensões afim de garantir que o texto nunca interfira com setas ou linhas de extensão e que suas dimensões sempre tenham espaço para se adaptarem em espaços pequenos de desenhos. Arquivos no Layout agora podem ser personalizados direto a partir dos modelos do SketchUp.

sketchup-2016-novidades-7

Fig. 7 – Melhorias no Layout.

.

8. Sketchup Mobile Viewer. Você pode baixar esse aplicativo para Android e iOS e visualizar os seu modelos que estejam no Trimble Connect ou no Dropbox em tabletes e smartphones.

sketchup-2016-novidades-8

Fig. 8 – Aplicativo Sketchup Mobile Viewer.

.

9.SketchUp Skill Builders: A ideia do SketchUp Skill Builders é liberar um vídeo com um desafio, dicas e truques para você experimentar.Esses desafios irão do iniciante ao avançado onde cada instrutor terá o seu segmento específico nos tutoriais. É um espaço para troca de ideias e alternativas para um determinado exercício ou mesmo tirar duvidas com o instrutor de habilidade relacionado ao exercício. Conheça mais no link: http://blog.sketchup.com/tags/skill-builder

sketchup-2016-novidades-9Fig. 9 – Exemplo de desafio/dica no SketchUp Skill Builders.

.

Agora que você conheceu as novidades do SketchUp clique nesse link para baixar a versão Make para conhece-lo melhor: http://sosketchup.com/2016/04/18/sketchup-2016-instalacao-da-versao-make/

.

O  modelo usado nesse artigo faz parte do curso SketchUP Pro 2015: Modelagem Arquitetônica para Projetos Residenciais

Conheça também o nosso curso SketchUp 2015 Básico

sk

Sobre o Autor

  • José Eduardo Rendeiro

    Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie com atividades em escritórios de arquitetura e construções, além de projetos próprios. Trabalha com Autocad, Sketchup e Revit e dá suporte e produz conteúdo para Cursos Construir além de traduzir e escrever artigos de Arquitetura e Plataforma BIM para blogs específicos.

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: